Consultoria Trabalhista Preventiva
O Direito do Trabalho é um conjunto de regras e princípios que tratam das relações existentes entre empregados e empregadores, visando assegurar melhores condições de trabalho, além de atuar no desenvolvimento das estruturas de trabalho e emprego.
A consultoria trabalhista preventiva atua para garantir que as questões empresa/funcionário sejam solucionadas de modo eficaz, sem que haja a necessidade de serem levadas ao Poder Judiciário, minimizando gastos e transtornos. A prevenção leva à diminuição de prejuízos e evita os desgastes com longos processos, impactando diretamente na imagem da empresa frente aos empregados e à sociedade.
O serviço de consultoria orienta e atua ativamente nos mais diversos problemas cotidianos empresariais trabalhistas, bem como fiscalizações de órgãos públicos, amenizando os riscos inerentes à empresa.
Os serviços de consultoria trabalhista incluem:
• Orientação a respeito da legislação;
• Adequação das normas da empresa de acordo com a legislação, evitando futuros processos trabalhistas;
• Planejamento e auxílio em processos admissionais e demissionais, incluindo reestruturações e redução de funcionário, assim como encerramento de atividades;
• Interpretação de textos legais e verificação de documentos contratuais;
• Elaboração e revisão de contratos que envolvam mão de obra;
• Orientações relacionadas a dissídio, folha de pagamento, encargos e demais taxas obrigatórias;• Aconselhamentos e orientações em caso de fiscalização
Ainda, a consultoria trabalhista visa revisar as políticas internas da empresa sob o aspecto legal e alinhada com a cultura que a companhia quer imprimir no seu dia a dia a fim de se enquadrar na legislação vigente com o objetivo de diminuir demandas trabalhistas, bem como elaborar e analisar os contratos de trabalho celebrados com fornecedores e terceirizados para evitar brechas e possíveis cláusulas que lesem o empregador.
Assim, como resultado do investimento na consultoria e assessoria jurídica trabalhista, o empresário exclui custos desnecessários, evita ou minimiza impactos e custos excessivos com ações judiciais e riscos de multas administrativas oriundas de autuações dos órgãos competentes, assim como demais penalidades ou transtornos.
Além do aspecto financeiro, também contribui para a manutenção de um ambiente de trabalho confiável e transparente, trazendo satisfação não só ao empresário, mas a todas as pessoas inseridas na dinâmica corporativa.
Em relação ao contencioso trabalhista – eventuais ações trabalhistas já em trâmite na Justiça do Trabalho – é possível a realização de levantamento dos processos já em curso, com análise de soluções rápidas e eficientes para cada um dos processos (envolvendo os riscos e probabilidade de êxito).